quinta-feira, 31 de março de 2011

Fiquem atentos

Por Six Sigma

Tensão e ansiedade provocam várias doenças, fiquem atentos.


Prospecção de cliente, viabilização da instituição de ensino, termo de responsabilidade, elaboração de Briefing, diagnóstico, plano de marketing, campanha, produção de peças, mensurar resultados, TCC. Trabalho, família, amigos, namorado(a), vida social e o comunicador não pode esquecer que é necessário estar atento a todas as informações, tendências, notícias, saber desde o que acontece com o mercado negro de animais silvestres até a extinção dos circos populares... No final das contas, o comunicador deve ser irreverente e propor o novo, explorar o desconhecido, mas em meio a esse turbilhão de coisas, como é que o nosso organismo responde?


Conheça alguns sintomas que podem identificar seu estado de tensão e o que provoca em nosso organismo.


Conhecidas há mais de um século, as doenças psicossomáticas podem influir na saúde do corpo de maneira intensa. O mecanismo que faz surgir a doença é aparentemente simples: o cérebro possui uma região chamada hipotálamo, diretamente ligada a uma glândula - a hipófise.

Essa glândula, localizada bem embaixo do cérebro, produz hormônios que praticamente controlam todas as funções do organismo.

Como o hipotálamo é uma espécie de antena captadora das emoções e sentimentos mais intensos, essas emoções acabam alterando o funcionamento do hipotálamo e sua relação com a hipófise. O resultado é quase sempre catastrófico: doenças respiratórias, de pele, circulatórias e gastrointestinais causadas ou agravadas pela tensão nervosa.

O processo é particularmente grave nos adolescentes. Eles desenvolvem desde uma simples acne até casos de câncer, fazendo chegar ao organismo alterações emocionais provocadas por conflitos familiares. O problema tende a se agravar com o tempo. É necessário o atendimento psicológico para que a pessoa reconheça e compreenda que a origem de suas dificuldades está nos distúrbios emocionais.

Cefaleia

Entre os vários sintomas causados ou agravados por distúrbios psicológicos está a cefaleia, a tal dor de cabeça. A causa principal é uma contração crônica da musculatura facial e cervical posterior.

Gastrites e Úlceras

Estas duas são doenças profundamente ligadas ao estado emocional da pessoa. Uma das causas do distúrbio é uma elevação da quantidade de ácido clorídrico produzido pelo estômago, que passa a corroer a parede do próprio órgão. Os sintomas são dor de estômago, azia, enjoo e sensação de peso na barriga.

Dermatite Seborreica, Acne e Eczemas

É difícil acreditar mas a caspa e a acne estão também relacionadas com a tensão nervosa. Tanto uma como a outra são manifestações que fazem as glândulas da pele produzirem secreção oleosa em excesso. Os eczemas que provocam vermelhidão e descamação da pele, pioram muito quando a pessoa está angustiada ou ansiosa. Muitos médicos acreditam que o estresse seja uma das principais causas do eczema.

Tensão Pré-Menstrual e Cólicas

A síndrome pré-menstrual ocorre no período de três até catorze dias antes da menstruação. Essa fase corresponde à elevação de hormônios femininos na circulação. Um dos sintomas mais característicos da tensão pré-menstrual é a retenção de líquidos que dá origem a um grande mal-estar, cansaço, dores no seio e náuseas. Muitas vezes o problema é acompanhado de depressão e de nervosismo intensos.

Para muitos estudiosos estes problemas estão ligados a fatores psicossexuais, além é claro, das alterações hormonais.


Se você se encaixa em algum desses perfis, vive mais que intensamente as emoções, e abala por muito pouco – procure a orientação de um médico antes de atacar seu professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário