terça-feira, 26 de abril de 2011

Dica de Mídia: Podcast

Geralmente quando uso a palavra podcast muitos colegas me olham com um ar de interrogação.

Por se tratar de uma mídia muito nova, isso é comum, mas é algo que já vem dando retorno a grandes anunciantes, e por isso acho interesssante conhecermos essa mídia.

O Podcast nada mais é do que um "programa" (como um programa de rádio, por exemplo), ele é arquivo de áudio digital, geralmente em formato MP3 ou AAC publicado através de
podcasting na internet.

A palavra é uma junção de iPod ou de "Personal On Demand" (numa tradução literal, algo pessoal e sob demanda) e broadcast (transmissão de rádio ou televisão).

A vantagem de se anunciar nesse tipo de mídia é que a segmentação é muito bem feita, uma vez que os programas de podcast costumam ser direcionados para um publico pequeno (em relação as outras mídias), mas de comportamento muito parecido entre o próprio publico.

Alguns exemplos de Podcasts brasileiros:

Nerdcast:

O Nerdcast é o podcast do site Jovem Nerd.
Desde 2006, toda semana, seus criadores se unem a convidados para um papo informal e muito bem humorado sobre diversos assuntos como: Cinema, TV, HQs, História, Literatura, Ciência, Tecnologia, Biografias, Profissões, Nostalgia e Entrevistas Especiais (Paulo Coelho, Marcelo Serpa, Guilherme Briggs entre outros).
Conta hoje com cerca de 50.000 downloads na primeira semana do lançamento de cada episódio, e tem até um
midia kit para divulgação de preços de espaço publicitário e outras informações importantes para nós publicitários.

Papo de Gordo:

O Podcast Papo de Gordo é um programa de áudio quinzenal, em que rola um bate papo informal entre gordos - mesmo que sejam gordos apenas em espírito, sobre dietas bizarras, farras gastronômicas, cinema, TV, hábitos alimentares pouco recomendáveis, música, esportes, roupas apertadas e muito mais. É o mundo visto pelo ponto de vista dos gordos...
Também há um
midia kit do Papo de Gordo.

WeRGeeks:

O WeRGeeks é um podcast voltado ao publico Geek, ou quem gosta da cultura geek, que envolve de cinema, séries de TV, história, Livros, e principalmente gadgets. Tem uma cara menos profissional em relação a anúncios, mas os podcasters (pessoas que participam do Podcast), se mostram abertos a trabalharem com anúncios.

Acredito que esses 3 podcasts já consigam demonstrar como essa mídia tem um grande poder de segmentação, e que está se fortalecendo para se tornar uma mídia consolidada.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Podcast
http://jovemnerd.ig.com.br/categoria/nerdcast/
http://wergeeks.net/
http://papodegordo.mtv.uol.com.br/

Postado por: Status Quo

Nenhum comentário:

Postar um comentário