quinta-feira, 7 de abril de 2011

Tudo começa pelo portifólio.

Por: Lótus Comunicação.

Veja que legal essas dicas de portifólio (principalmente para ilustradores):

01) Escolha a plataforma ideal para colocar seu portolio na web.

portfolio online Tudo começa com um bom portfolio.

A grande vantagem de expor os trabalhos na internet é poder colocar seus trabalhos em sites que já fornecem templates. Ninguém precisa ser um mago da programação e nem gastar um centavo para ter o seu próprio espaço. Porém, é preciso alguns cuidados na hora de escolher o site onde vai publicar seu portfolio. Não é regra o que escreverei aqui, mas já passei por algumas experiências e posso afirmar o seguinte: NÃO DEVEMOS ESCOLHER UM LUGAR SÓ.
Deviant art, Flickr, Tumblr e outros blogs são legais, mas a organização deixa a desejar. Eles são excelentes ferramentas para a divulgação de projetos em andamento, sketches, referências, etc. Não tenha seu portfolio só nesses lugares, pode ser extremamente decepcionante para quem estiver olhando seus trabalhos, pelo simples fato das ferramentas de organização, muitas vezes, serem deficientes.
Opte por ter seu site no carbonmade, cargo collective, behance ou outros locais que permitam a classificação por projetos, a real separação por temas e interfaces customizáveis.
Um perfil no twitter também cai muito bem na hora da divulgação dos seus trabalhos mais recentes.

02) Ter um estilo versus O que eu gosto de desenhar.
Galera, anime, mangá e afins são legais, visualmente interessantes e existem grandes artistas desse gênero, porém, se você quer ser um ilustrador profissional no Brasil, RETIRE esse desenho do seu portfolio. Ele só serve pra quem sonha em se tornar um desenhista do meio. O mercado não aceita bem esse estilo, existem preconceitos e richas com relação a tudo que vem do oriente. Este é o momento em que alguns vão se revoltar contra mim, mas é a verdade. Mercado editorial, de livros didáticos e, principalmente, o de design e publicidade não assimila muito bem esse tipo de trabalho no portfolio de um ilustrador pelo simples fato de ser um estilo “engessado”.
Os desenhos que você fazia com 15 anos também não são bem-vindos. Aquele Wolverine, Batman e outros heróis só chamam a atenção das grandes companhias de Comics Americanas.
Um bom portfolio é aquele onde conseguimos encontrar a essência do artista, sua técnica, seu traço em ilustrações originais e de temas e suportes variados.

03) Quantidade não é sinônimo de qualidade.
Não é porque você tem 500 desenhos que todos eles vão para o seu site. Um portfolio bem composto reúne, em média, de 15 a 20 desenhos atuais e um arquivo com os melhores trabalhos de anos anteriores. Um editor, diretor de arte ou qualquer cliente vai precisar de, no máximo, 5 ilustrações analisadas para saber se você é ou não indicado ao trabalho que ele tem. Filtre seus melhores trabalhos e faça com que sejam os primeiros a serem vistos no seu portfolio.

04) Aparecer é preciso. Mostrar que é real, também.
É muito legal criar ilustrações para a Coca-cola, WWF, Greenpeace e outros clientes fantásticos, mas, precisamos ser honestos ao informarmos o que são trabalhos autorais e acadêmicos e o que fomos contratados para fazer. Não pensem que vocês conseguirão o trabalho por conterem marcas famosas no portfolio. Pelo contrário, se você “destruir” aquela marca com a sua ilustração, certamente, não conquistará nenhum cliente de verdade.
Outra coisa legal é separar um espaço para mostrar os locais onde seu trabalho já foi divulgado, exposições, etc. Visibilidade, literalmente, é a alma do negócio para o ilustrador. Quanto mais visto, mais lembrado e, por conseguinte, mais trabalhos você terá.

05) Humildade, o trunfo dos melhores.
Saber aceitar críticas é difícil. Serei xingado por muitas pessoas que receberam minhas análises. Mas, essa parte do processo é muito útil. Todo artista iniciante precisa submeter seu trabalho à avaliação dos que estão há mais tempo no mercado. Se o cara diz que você precisa refazer tudo, não chore, pegue um caderno, um lápis e comece tudo de novo. Ninguém vai prejudicar você. O mercado é grande, tem espaço para todos. Para todos que são competentes. Uma hora a casa cai e você será contestado pela falta de qualidade do seu material.
Troque experiências, não esconda o que sabe dos outros. Compartilhar conhecimento é a melhor forma de fixarmos aquilo que sabemos.

Mas, antes de montar um site, sair enchendo a caixa de e-mail de milhares de ilustradores e contaminar o mercado com seus trabalhos, estude, estude e estude. Desenhe, desenhe e desenhe. Solidifique o seu material, crie uma identidade visual respeitável e, aí sim, comece a divulgação. Lembre-se que: a primeira impressão é sempre a que fica. Um mal trabalho visto hoje, dificilmente se tornará em uma porta de entrada para bons clientes amanhã.

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