segunda-feira, 9 de maio de 2011

Direto do túnel do tempo

Produtos que nossos avós usavam e comerciais que passavam na época da TV em preto e branco são tratados como raridade por Bunge e Unilever. Conheça os acervos históricos dessas empresas

Você se lembra da margarina Flor? E do óleo de soja Pérola? Sabão em pó Alba, então, talvez nunca tenha figurado nas gôndolas do seu supermercado. Raridades como essas ainda podem ser achadas hoje, mas infelizmente não estão disponíveis para aumentar o mix da sua loja. As peças só podem ser encontradas no Centro de Memória Bunge, uma espécie de museu criado pela empresa para preservar e arquivar sua história: dos comercias de rádio aos de televisão.


Embalagens e rótulos antigos, documentos, peças publicitárias e jingles fazem parte do acervo da companhia, criado em 1994. A ideia surgiu da necessidade de disponibilizar informações para diversas áreas do negócio. O banco de dados é constantemente consultado pelos departamentos jutídico e de marketing da empresa. Além de auxiliar muito na elaboração de novos produtos.


A Unilever é outra empresa que cultiva sua história corporativa. Desde 2000, a empresa mantém o Centro de História Unilever. São 65 mil documentos, entre embalagens e peças publicitárias, disponíveis para consulta interna e do público. A prática ajuda a empresa a entender as mudanças nos hábitos do consumidor.


Um indício foi a introdução do sabão em pó Rinso, na década de 50. Até então, as brasileiras só lavavam roupas com sabão em pedra. Mais tarde, nos anos 70, a empresa pode lançar o sabao que mais tarde se consagraria no mercado nacional: Omo.



Entre as pérolas do acervo da Bunge estão embalagens e peças publicitárias do óleo de soja Salada. Criado em 1929, o produto foi responsável por revolucionar um antigo hábito dos brasileiros: o de usar banha de porco na cozinha. Primeiro óleo de algodão genuinamente brasileiro, a marca Salada continua nos supermercados até hoje. Outro aspecto interessante é notar a mudança no visual da marca, que passou por várias fases. Da lata de alumínio quadrada e com listras pretas horizontais à atual versão em garrafa PET.



Segundo Marilúcia Bottalo, historiadora e coordenadora do Centro de Memória Bunge, a manutenção da memória da empresa é também um investimento de gestão. “O nosso diferencial é a continuidade, estamos há 16 anos funcionando, mas nunca paramos de catalogar materiais”, afirma.


A peça mais antiga do centro é um alvará de funcionamento assinado pela princesa Isabel para uma das unidades da fábrica. O documento é datado do final do século XIX. No entanto, o que mais atrai pessoas ao museu, que fica na sede da empresa, localizada na Zona Sul da cidade de São Paulo, são as marcas descontinuadas. “Muitos estudantes e pesquisadores da área de design e marketing vem consultar nossos materiais”, conta Marilúcia.


Uma particularidade do acervo da Unilever são as radionovelas. Segundo Lygia Rodrigues, historiadora e diretora do Centro, nos anos 40 e 50 os anunciantes do rádio participavam efetivamente da produção das tramas. “Não era só um oferecimento da marca, mas tinha um envolvimento na produção”, conta. Várias dessas peças foram resgatadas no Museu da Imagem do Som e agora fazem parte também do acervo da Unilever.


A historiadora conta ainda que fazem parte do conjunto de obras da Unilever muitas peças ainda mais antigas e curiosas. “Ainda que a companhia esteja há 80 anos no Brasil, muitas marcas anteriores a isso foram compradas, portanto a empresa também herdou algumas histórias”, conta. “Uma das peças mais antigas que temos aqui é uma embalagem de Maizena do século XIX.


Tanto a Bunge quanto a Unilever disponibilizam parte do acervo na internet. Nas páginas Centro de História Unilever e Centro de Memória Bunge, o público interessado encontra textos e curiosidades sobre suas marcas preferidas e ainda pode fazer o download de fotos e matérias em vídeo e áudio. Uma verdadeira viagem no tempo.


Veja mais fotos de produtos antigos da Unilever:






Veja mais fotos de produtos antigos da Bunge:





Fonte: Supermercado Moderno

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