segunda-feira, 16 de maio de 2011

E o orkut hein?

A Rede Social que está predestinada a morte?

Ele já foi dominante entre os internautas brasileiros. No último ano, entretanto, com o crescimento do Facebook e a chegada de outras redes sociais. Muitos acreditaram que o Orkut estava dando seus últimos suspiros...

A mais recente pesquisa F/Radar – realizada pela F/Nazca em parceria com o Datafolha - mapeou o uso da internet e o consumo de mídia no Brasil. A pesquisa mostra que a rede social em questão não apenas sobrevive como continua ganhando, esmagadoramente, no quesito de preferência dos internautas.

De acordo com os números da pesquisa, 80% dos internautas acessam o Orkut. Para efeito de comparação, o Facebook ainda é acessado por apenas 14% desse universo de internautas.
O estudo foi realizado com 2.203 pessoas, de 146 municípios brasileiros, em novembro de 2010.

O orkut, além de campeão na preferência, também é relevante perante ao tempo de navegação. Setenta por cento dos entrevistados garantem que é nessa rede social que eles passam o maior tempo enquanto navegam na internet.
Na internet móvel, o Orkut também é o segundo site mais acessado, representando 16% dos pesquisados.

Pelo celular, o Orkut só perde em audiência para o MSN, que é acessado por 37,5% do total de donos de smartphones e celulares com acesso à web.

No embalo dos amigos

O diretor nacional de planejamento da agência F/Nazca, José Augusto Porto, acredita que uma das razões que explica esse fenômeno de sobrevivencia do Orkut é o efeito dominó do círculo de amigos. Segundo ele, por mais que algumas pessoas estejam, gradativamente, migrando para o Facebook e outras redes, elas não abandonam o Orkut pelo fato de seus amigos e colegas ainda estarem alí.

“As pessoas estão onde os amigos estão. Isso vale tanto para o mundo real quanto para o virtual. O Orkut vem fazendo esforços para se modernizar, ampliar suas ferramentas e isso também vem surtindo efeito. Acredito que boa parte dos usuários do Orkut migrará para o Facebook. Mas não será de maneira repentina e nem tão rápido”, opina Porto.

O executivo avalia que esses dados são bastante uteis para auxiliar as marcas e agências que buscam criar eficientes ações no Orkut, no Facebook e nas demais comunidades virtuais. “As redes sociais são como uma festa de amigos para a qual as marcas não forma convidadas”, ilustra ele. “Para se fazer notar é preciso entrar com cautela, conquistas a confiança de quem está ali presente e oferecer algo que os internautas queiram ver”, complementa.


Post adaptado da matéria - Vida longa ao Orkut de Bárbara Sacchitiello para o Meio&Mensagem


por Six Sigma

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