sexta-feira, 6 de maio de 2011

Diretor de "Super Size Me" faz filme "dedicado" à publicidade

Por Agência Lumus

São Paulo - O controverso documentarista Morgan Spurlock, de "Super Size Me" e "Where in the World is Osama Bin Laden?", voltou-se para o mercado publicitário em seu novo filme. Sarcástico, como de costume, o diretor cutuca o cinema hollywoodiano e a prática de inserir marcas em obras cinematográficas como forma de publicizar produtos. E como o cineasta faz isso? Bebendo da mesma fonte.

No trailer de "The Greatest Movie Ever Sold", como foi nomeado o documentário, Spurlock aparece apresentando a proposta a várias empresas em busca de interessados em investir no longa. A ideia do diretor foi fazer um filme inteiramente financiado pelas marcas que são anunciadas. E Spurlock consegue: o cineasta vendeu a obra a 15 grandes empresas. Nem mesmo o título escapou de levar um logo estampado.

Embora a presença de marcas em filmes seja uma prática comum - mas nem por isso vista com bons olhos por alguns artistas, que afirmam que a propaganda derruba a integridade artística das obras -, em documentários, a prática de product placement é nova e bem menos frequente.

Chamado de “o Inception dos documentários” pelo comediante Jimmy Kimmel, "The Greatest Movie Ever Sold" estreia em 22 de abril nos Estados Unidos, pela Sony Classics. No Brasil, ainda não há previsão para lançamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário