sábado, 18 de setembro de 2010

Mari Fabretti: Novidades no marketing digital (Pay with a Tweet?)


Conhecem o Pay with a Tweet? É uma nova forma de se vender e comprar um produto. A novidade toma carona no marketing digital e no uso das redes sociais.


Funciona da seguinte forma: um usuário vê, por exemplo, um livro que quer comprar, cujo autor disponibilizou através do mecanismo ‘Pay with a Tweet’ ou pague com um tweet. O consumidor então clica no botão de compra, que gera um tweet automático do tipo “comprei o livro X, do autor Y, com um tweet”, e em seguida ele já pode baixar o livro de graça. Assim, o usuário usa sua rede social para divulgar o produto e ganha em troca o mesmo de graça. Isso gera, também, propaganda gratuita para o autor.


Esse serviço é útil em especial para a venda e divulgação de conteúdo criativo: DJs e músicos podem disponibilizar um novo mix ou single, um artista pode divulgar seu portfólio por um tweet e ganhar maior visibilidade, marcas podem expor o vídeo de uma nova campanha em troca de um tweet dando a essa um potencial maior de viralização, um autor pode lançar dessa forma um livro digital, como no exemplo acima, entre outros.


Quem quiser disponibilizar o seu produto para a compra com um tweet deve entrar no site e se cadastrar de graça. É claro que é sempre possível a divulgação de apenas parte do projeto. No exemplo acima, o autor pode escolher vender por um tweet apenas os primeiros capítulos do seu livro, por exemplo, como uma espécie de teaser, ou ‘test-drive’ do produto.


Há outros serviços de venda social sendo criados, como o Raffle Dog, que por enquanto é somente para usuários americanos. O interessado se inscreve numa rifa gratuita (no momento estão rifando uma vale-compras de $100 para a Amazon) e divulga esta pelo Twitter ou Facebook. O sorteio ocorrerá quando X pessoas fizerem um tweet ou um post no seu wall do Facebook divulgando a rifa. Um desses ‘divulgadores’ ganhará o prêmio.


Esses novos empreendimentos podem impulsionar uma onda de vendas sociais, gerando novas oportunidades de negócios que se valem do fator social para a venda produtos e serviços.

Gostaram do informe ?

Um beijo a todos

Mariana Fabretti

3 comentários:

  1. Achei o link de um livro brasileiro fazendo isso. Pra quem quiser 'pagar com um tweet' http://bit.ly/dgXPqI

    ResponderExcluir
  2. Iaew pessoal, então esta idéia realmente é muito boa, porem esta ferramenta ai deixa muito a desejar, sendo assim pesquisei para ver se existia alguma versão em português, então encontrei esta aqui www.pagsocial.com, além de ser em português também conta a com a rede social Orkut, que ainda é a mais utilizada no Brasil, então fica ai minha dica, flws.

    ResponderExcluir