terça-feira, 28 de setembro de 2010

Z Generation!

Z Generation!
O que é a geração Z? É a geração formada por crianças e adolescentes (futuros consumidores). São alvos do mercado desde já, pois já, desenham suas próprias tendências. Pois mantém as características da geração Y (jovens), e se vêem cada vez mais preocupados com a sustentabilidade, e dispostos sempre a procurar por produtos e serviços gratuitos, procurando assim o melhor para si. Tudo isso pode ser encontrado na Rede.
O conceito de cada geração, antes apenas explorado pelo RH, entra de vez no mercado. É claro que não podemos julgar as pessoas por suas idades, mas essa divisão ajuda na criação de estratégias segmentadas. Sua inquietude, menos fidelidade as marcas e acostumada a fazer muitas coisas ao mesmo tempo, são características de Y e Z, porém, o que as diferencia é que a Z tem tudo mais acentuado, porque se desenvolveu junto com os avanços tecnológicos mais recentes.
A geração Z nasceu com tudo de tecnologia, pois, crianças de cinco ou seis anos já são usuários de telefones móveis e outras tecnologias. Se Y é exigente, e quer agilidade, a Z quer muito mais. Z não sabe o que é viver sem tecnologia, e não que saber de pré-história.

Consumidor menos previsível

Vamos por faixa etária... Y têm de 20 a 30 anos, e Z até 17. Enquanto a X é preenchida com pessoas de 30 a 45 anos. X têm como status, a chegada do homem à lua, o surgimento do vídeo-cassete e a criação do computador pessoal, mas passou por instabilidades financeiras, o que não aconteceu com a Y, que foram muito mais aderidos ao mercado de compras.
A Y se desenvolveu em uma época de boa economia, e presenciou grandes avanços tecnológicos, a principal delas a internet, o que os fez crescer realizando muitas tarefas ao mesmo tempo. Mas acabam sendo influenciados por diversos fatores: Sociais, culturais e econômicos. Isso faz com que não se definam como um grupo segmentado de pessoas.
Hoje o consumidor é imprevisível, ao contrário do passado. Todos tentam entender o que mudou, porque antes de serem gerações diferentes, esses consumidores são seres humanos que tem necessidades, expectativas e valores que vão além da data de nascimento.

Jovens não querem pagar por conteúdo

O Marketing ficou com a grande “bomba”, de ter que segmentar cada comportamento de consumo. Porque as gerações anteriores também se adéquam aos costumes das mais novas. Exemplo disso é a compra pela internet.
As instituições precisam entender e se adequar as gerações, tanto a X, como Y, ou Z. Mas a Z principalmente, porque ela quer pagar cada vez menos por produtos e conteúdos. Fazer downloads de musicas, livros e filmes, é normal para eles. Hábito distinto da X, que prefere alugar um filme, ir a uma livraria ou comprar um CD. Não que a X não goste, mas a proporção é menor.
Moda e tecnologia, principalmente celular, são os produtos mais comprados. A geração Z não consumista ativa (a que faz a compra), mas pode se ter certeza que é a mais influenciadora. Pois pesquisam na internet antes de ir à loja física.

Sustentabilidade e marcas transparentes

A sustentabilidade esta em alto no mercado de consumo. Na Y já se percebe isso, mas na Z isso vai ser fundamental. Os jovens se preocupam com o meio ambiente e com causas sociais. Por isso atividades sociais e sustentáveis serão indispensáveis para as empresas em um futuro próximo. Quem entregar isso ao seu consumidor ganhará pontos positivos em uma possível fidelização da marca. Conhecer seu consumidor é fundamental.
Para atingir a Z, é necessário desde já começar um diálogo com este público. Algo parecido que a Oi (empresa de telefonia móvel) faz.

Conexão com os jovens de espírito

A Oi tem apenas oito anos, e hoje conta com investimentos em música, moda, esportes e cultura. Seu principal trunfo é a Oi FM. É uma rádio jovem presente em 10 cidades, é seu principal canal para e conectar com os jovens.
Ela tem como foco, ser uma marca voltada para o público de espírito jovem. Comunicando assim, ela define a identidade da marca. A Oi desperta uma relação emocional com as pessoas. As pessoas querem continuar jovens, e isso a empresa explora.
Entender essas diferenças de gerações ajuda as empresas a construir suas estratégias segmentadas, mas não pode deixar de lado o perfil do consumidor. E nunca pode se esquecer que antes de gerações e idades, vem o ser humano.
Fonte Pesquisada: Mundo do Marketing

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