sábado, 18 de setembro de 2010

TV brasileira faz 60 anos

Neste sábado, 18 de setembro, a televisão brasileira completa 60 anos desde que entrou no ar em transmissão pela extinta TV Tupi. Graças a empresários pioneiros — entre eles, Assis Chateaubriand, Paulo Machado de Carvalho, João Baptista do Amaral, Victor Costa, Roberto Marinho, João Jorge Saad — , o Brasil é hoje o País que tem uma das melhores e mais abrangentes TVs do mundo.

A grande e organizada rede de afiliadas das emissoras brasileiras também tem sido ao longo deste período responsável pela cobertura no extenso território nacional, havendo inclusive afiliadas mais antigas do que as próprias emissoras cabeças-de-rede.

Só para ilustrar, em 21 de abril de 1960, na inauguração de Brasília, a então nova sede do governo federal, três emissoras foram fundadas ao mesmo tempo na Capital do Brasil. A TV Brasília, dos Diários Associados de Assis Chateaubriand (atualmente, 50% dos Diários Associados de Minas e 50% do Grupo Paulo Octávio e afiliada da Rede TV! desde 2008), a TV Alvorada pelas Emissoras Unidas (atual Record Brasília) e a TV Nacional (hoje TV Brasil Capital).

Estas e outras histórias sobre a trajetória da televisão brasileira, bem como o atual momento das redes, carros-chefe de um setor que responde por mais de 60% do bolo de publicidade nacional, estão na Reportagem Especial TV 60 Anos, que Meio & Mensagem publica na sua edição 1.427, com data da segunda-feira, 20.

Ainda, neste sábado, 18, a TV Brasil exibirá uma série de dez programas sobre a História da Televisão Brasileira, elaborados pelo pesquisador Carlos Alberto Vizeu. E, desde o dia 27 de julho passado, teve início uma série intitulada “A História da Telenovela” que consiste em nove encontros mensais no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, idealizado e coordenado por Hermes Frederico, professor de Comunicação da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e que fica em cartaz até março de 2011.

Campanha

A Rede Globo publica neste final de semana anúncio de página simples e uma dupla sequencial nos principais jornais e revistas do Brasil. O texto remete aos benefícios do veículo ao longo das seis décadas de história.

E na segunda, 20, um comercial de 45 segundos com o mesmo conceito do anúncio será veiculado durante a programação da TV Globo. A criação do filme é da CGCom, com produção da Ciranda Filmes. O filme mostra a influência da TV na vida dos brasileiros, gerando desenvolvimento e integração. A criação é de Marcos Pedrosa e André Regnier. A direção é de Sergio Glasberg, que assina o seu primeiro trabalho pela Ciranda Filmes e atrilha é da Nova Onda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário