quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O Marketing Viral e a Galinha Submissa

Marketing viral refere-se as técnicas de marketing que tentam explorar redes sociais pré-existentes para produzir aumentos exponenciais em conhecimento de marca.

Utiliza-se às vezes para descrever alguns tipos de campanhas baseadas na internet, incluindo o uso de blogs, de sites aparentemente amadores, e de outras formas para criar o rumor de um novo produto ou serviço.

Os anúncios virais tomam muitas vezes a forma de divertidos videoclipes ou jogos Flash interativos, imagens e inclusive textos.

Um exemplo de marketing viral bem sucedido foi o realizado pela rede do Burger King: “Subservient Chicken”.

A campanha Subservient Chicken (Galinha Submissa), criada pela agência americana Crispin Porter + Bogusky para a rede Burger King.

A campanha consistia em um site (http://www.bk.com/en/us/campaigns/subservient-chicken.html) onde uma pessoa fantasiada de galinha fazia movimentos determinados pelo internauta.

A situação não poderia ser mais bizarra: um sujeito vestido de galinha em uma sala, olhando para uma webcam no meio da tela do computador. Embaixo da imagem, uma lacuna onde o internauta digitava, em inglês, tarefas que a galinha deveria cumprir. O site recebeu 15 milhões de acessos nos primeiros 5 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário