segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Adeus a padronização! Ciao Mao!

Por Luz Vaalor

A designer Priscila Callegari criadora da marca Ciao Mao, desenvolveu um conceito realmente inovador, o de dar adeus à padronização.

O lema da marca Ciao Mao, combina a produção em escala e o aproveitamento da mão-de-obra artesanal e com isso, agrega um conjunto de acessórios que permitem à consumidora várias opções para personalizar seu calçado e formar diversos pares diferentes e tornando seu usuário co-autor do próprio calçado.
Essa mobilidade permite que um mesmo modelo tenha diversas possibilidades e possa ser usado em diferentes situações.

LuxuryLab entrevistou Priscila Callegari , estilista e proprietária da marca Ciao Mao para desvendar as suas expectativas com relação a sua marca, sua atuação no Brasil e seus planos com relação a internacionalização da marca.

1- Como surgiu a idéia de criar uma marca com as características da Ciao Mao?

Sou designer de formação e sempre tive um interesse por sapatos como objeto de design. Tinha uma empresa que prestava serviços para o varejo de moda, na área de visual merchandising e arquitetura promocional e em todas as viagens de pesquisa que fazia acabava pesquisando sapatos como hobby. Quando o Brasil passou a enfrentar crise no setor calçadista, e a China se tornou grande importador de matéria prima e know how brasileiros procurei entender o porquê e resolvi estudar calçados. Acho que a minha experiência em outras áreas do design fez com que eu enxergasse os processos de forma diferente do convencional e o projeto Ciao Mao é reflexo disso.

2- Quais são as suas principais expectativas em relação à marca Ciao Mao nos próximos dois anos?

Apesar de completar nesse final de ano três anos, vejo a Ciao Mao nascendo de fato agora. As nossas primeiras lojas eram em locais fechados e menos comerciais e assim mesmo nosso crescimento foi grande. Mas agora, com a primeira loja com “vitrine”, num ponto comercial como a Melo Alves, em menos de um mês da abertura já percebemos a diferença. Hoje contamos com parceiros importantes que entendem a nossa proposta e estão preparados para um aumento rápido de produção. Para os próximos dois anos pretendemos pelo menos mais uma loja em São Paulo e outras no Rio e em Belo Horizonte.

3- Qual a importância para uma marca como a Ciao Mao em desenvolver suas próprias lojas de varejo?

O produto está totalmente relacionado com o processo de compra e essa experiência só é vivenciada por completo nas nossas lojas: os diplays, o atendimento, o ambiente, o suco de lichia e a possibilidade de co-autoria quase infinita.

4- Dentro de sua estratégia de expansão de negócios no Brasil, foi considerada a possibilidade de franquias?

Sem dúvida.

5- Como é visto o design do calçado brasileiro nos mercados da Europa e dos Estados Unidos?

O Brasil não tem grande tradição no design, mas temos grandes talentos e isso vem sendo reconhecido no exterior. Esse ano, a própria Ciao Mao está tendo uma grande oportunidade de exibir seu trabalho na Europa, participaremos da Bienal Iberoamericana de Design que ocorrerá na Espanha.

6- O que um designer brasileiro precisa ter para ganhar notoriedade internacional?

Acho que precisamos pensar realmente como designers e termos um pouco de visão empreendedora.

7-Internacionalizar a marca Ciao Mao está dentro de seus planos?

Uma das características mais importantes da marca é possibilitar que qualquer pessoa finalize o seu modelo do seu jeito, independente de tendência, estação, cultura ou qualquer outra coisa. Esse pensamento não tem fronteiras.

Rua Melo Alves, 368 – Jardins -São Paulo -SP

www.ciaomao.com/



Fonte: http://luxurylab.com.br/2010/10/28/ciao-mao/

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