terça-feira, 16 de novembro de 2010

Desempenho influencia pagamento de agências de publicidade

No dia 20 de abril de 2009, a Coca-Cola anunciou que ao invés de pagar as agências de publicidade por hora, vai fazê-lo de acordo com o resultado alcançado.

O setor, que vem sofrendo com a recessão, não recebeu bem a notícia. A expectativa é que os gastos com publicidade em todo o mundo diminuam cerca de 7% em 2009. A Economist diz que o momento não é oportuno para se discutir uma mudança na forma de pagamento.

Desde os anos 1970, as agências de publicidade geralmente são pagas por um regime de horas trabalhadas. O novo modelo anunciado pela Coca-Cola cobre os custos da agência e oferece um bônus de até 30%. A empresa afirma que o objetivo não é cortar gastos, mas sim estimular a criatividade. A gigante Procter & Gamble também vem adotando esta forma de pagamento às agências que lhe prestam serviço.

Fontes: Economist - Advertising's new model: Clock-watchers no more

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