segunda-feira, 8 de novembro de 2010

O nascimento do luxo

O luxo não nasceu mecanicamente de um excedente de riquezas e de progressos tecnológicos na fabricação de objetos, a história do luxo começa no período Paleolítico, não se tratando de um luxo de atribuir valor a objetos, mas sim de uma cultura de dispêndio, onde se consumia a caça sem uma preocupação de provisão racional e econômica, nascendo assim, o espírito do luxo.

Desde o período Paleolítico até a Idade Moderna, o luxo tem servido de elemento para acalmar o homem.

Existem registros da época do homem das cavernas que apontam o luxo como sinal de identidade, da relação existente entre o homem com algo maior do que ele, incompreensível e que, mais tarde, muitos viriam a chamar de Deus.

O luxo se iniciou com o espírito de dispêndio, não com esplendores materiais, mas como um fenômeno de cultura, onde durante as festas havia abundância de comida, tempo livre e alimentação obtida sem muito esforço.

As trocas realizadas durante as cerimônias indígenas, onde comunidades doavam bens preciosos e prestigiosos, havendo trocas de presentes, dispêndios ostentatórios, visando paz entre as tribos, eram ritos mágicos, o valor da supremacia estava na generosidade.


Fonte:http://www.mercadodeluxo.com/index.php?p=leartigo&id=3

Nenhum comentário:

Postar um comentário