quinta-feira, 14 de outubro de 2010

21 fatores que influenciam a primeira impressão de um site

Quando um visitante visita o seu site pela primeira vez, a impressão é formada muito rapidamente. Uma boa primeira impressão aumentará dramaticamente as chances de que o visitante volte novamente enquanto uma primeira impressão negativa é difícil de ser modificada.

Confira abaixo 21 fatores importantes (não necessariamente na ordem que se encontram) que influenciam a primeira impressão que um visitante tem ao visitar um website:

1. O tempo de carregamento: A maioria de nós não é muito paciente e páginas que carregam lentamente não irá nos encorajar a voltar. Por outro lado, páginas que carregam rapidamente encorajam o visitante a navegar pelo seu site sabendo que não terão que esperar muito para que cada página carregue.

2. Mensagens de erro: Se os novos visitantes encontrarem mensagem de erro e por isso não poderem acessar o conteúdo do seu site, eles não terão uma boa impressão e provavelmente não voltarão.

3. Cores: A aparência do seu site obviamente será um fator muito importante no impacto que causa nos novos visitantes. Escolher a combinação de cores adequada pode ser difícil mas felizmente há algumas ferramentas on-line que podem ajudar.

4. Logomarca: O logo deve ajudar a construir a marca do seu site da maneira como você quer que os clientes pensem a seu respeito.

5. Imagem de Cabeçalho: As imagens do cabeçalho podem ter um forte efeito nas primeiras impressões.

6. Tipografia: Uma boa tipografia pode fazer toda a diferença

7. Layout: Um dos elementos de design mais importantes é o layout. Qualquer que seja o layout que você use, você deve chamar a atenção para os itens mais importantes. O layout deve ser usado não só para criar um visual atraente mas também para permitir que o site seja fácil de se navegar.

8. Propagandas: Uma das piores maneiras de se causar uma má impressão é ter um site cheio de propaganda. A maioria dos usuários de internet esperam encontram propagandas na maioria dos sites, porém propagandas em excesso e uma má localização no site pode ser um grande desestímulo para os visitantes.

De uma maneira geral, você deve evitar colocar propagandas em locais que impeçam a leitura adequada dos conteúdos, a menos que o objetivo do seu site seja fazer dinheiro através de cliques em anúncios. Anúncios animados podem faciolmente distrair e aborrecer os leitores. Se você colocar propagandas distantes do corpo do texto, os visitantes não irão se incomodar.

9. Sua reputação: Alguns dos seus visitantes de primeira viagem estarão familiarizados com você ou com o seu site antes mesmo de visitá-lo. Em muitos casos eles podem ter lido sobre você em outro site que faz um link com o seu, isso é muito comum entre os bloggers.

Se os visitantes tiverem lido uma recomendação positica a seu respeito antes de visitar o seu site, você terá desenvolvido uma certa reputação na mente desse visitante e isso certamente afetará a primeira impressão que ele terá do seu site. O oposto acontecerá se ele tiver lido ou ouvido falar coisas negativas a seu respeito antes de visitar o blog.

10. Facilidade de navegação: Nós provavelmente estivemos em sites que pareciam ter um ótimo conteúdo para se ler, mas só que não conseguimos encontrar o que queremos. Talvez uma das coisas mais frustrantes em um site seja a navegação pobre. Por outro lado, uma navegação bem construída pode ajudar os visitantes a ter uma experiência positiva no site.

11. Propósito Claro: Novos visitantes devem conseguir perceber rapidamente o propósito de um site. Muitos sites incorporam isto de maneira efetiva quando usam a página “Sobre nós” ou algo do gênero para comunicar claramente o sque o visitante encontrará no site.

12. Elementos Não Profissionais: Alguns itens tais como gifs animados e contadores de visitas podem causar uma má impressão. Em geral, qualquer coisa que faça o seu site parecer como se ele tivesse sido feito há 10 ano deve ser evitado.

13. Qualidade das Imagens: É impressionante como uma imagem de alta qualidade pode causar um grande impacto no design. Felizmente, há muitos recursos online para se conseguir imagens de alta qualidade a um baixo custo e às vezes até gratuitamente.

14. Acessibilidade: Alguns usam navegadores antigos, outros tem conexões lentas, etc. Se o seu site não for acessível para essas pessoas, pode ter certeza de que você terá causado uma má impressão.

15. Pop-ups: A maioria dos usuários tem algum tipo de bloqueador de pop-ups, mas ainda assim alguns sites ainda os usam. A maioria dos usuários não gostam de pop-ups que não são bloqueados e isso pode causar uma má impressão. Alguns sites ainda usam pop-ups de maneira efetiva, então antes de usá-los em seu site, você deve pesar os prós e os contras.

16. Áudio e Vídeo: Alguns usuários apreciam estes elementos em um site, basta ver o sucesso de sites como o YouTube, mas não permita que eles sejam carregados no seu site automaticamente, deixe o usuário ter a liberdade de escolher se querem reproduzí-los ou não.

17. Associações: Os visitantes poderão ser novos no seu site mas eles ficarão impressionados se o seu site estiver associado a outros que eles conheçam e respeitem.

18. Qualidade do conteúdo: Claro que a qualidade do conteúdo não poderia ter ficado fora dessa lista. Enquanto o conteúdo pode não ter tanto impacto instantâneo como os aspectos de design do site, mas terá um impacto posterior fazendo com que os visitantes retornem.

Isso é válido especialmente para os blogs. Um visitante que entra em um blog com um ótimo conteúdo irá se lembrar dele de uma maneira positiva.

19. Tom: Além do conteúdo propriamente dito, o tom do discurso também causará impacto na primeira impressão. Muitas vezes o blog tem um conteúdo relevante mas o tom negativo do discurso cria uma má impressão.

20. Número de comentários e trackbacks: Quanto maior o número deles, melhor será a impressão.

21. Animações Flash antes do carregamento da página: Quer seja de maneira positiva ou negativa, as animações em flash certamente causam impacto. De um modo geral, elas desagradam porque tornam lento o carregamento da página. Esse recurso é mais apropriado para sites em que o usuário já espera por ele, como é o caso de sites sobre filmes e música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário