segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Pequeno glossário de termos publicitários

Film - Comerciais exibidos na televisão ou no cinema.

Design – Diz respeito tanto a peças de propaganda quanto ao desenvolvimento de embalagens, logotipos e ações de identidade corporativa.

Direct - Estratégias de marketing cuja logística estabelece um contato individual e direto com o consumidor. Ex. Correspondências de mala-direta.

Promo – Ações que envolvem promoção, distribuição de brindes, amostras de produtos e serviços.

Media - Avalia o planejamento dos diferentes meios de comunicação usados na estratégia de veiculação uma campanha publicitária.

Cyber – Peças ou ações publicitárias voltadas para a internet, como banners animados ou sites promocionais.

Press - Peça publicitária para veículo impresso, como jornal ou revistas.

Outdoor – Mídia exterior.

Radio – Peças e campanhas criadas para o meio rádio.

Titanium & Integrated - Premia trabalhos inovadores que envolvam canais de comunicação que vão além dos meios tradicionais, como televisão, publicações impressas e rádio; além de campanhas que usem três ou mais meios de comunicação distintos.


GLOSSÁRIO PUBLICITÁRIO

Brand – Marca. Diz respeito tanto ao ícone que representa uma empresa ou produto quanto a identidade e a personalidade de uma marca.

Campanha - Ação publicitária constituída por uma ou mais peças referentes a um ou mais meios de comunicação, com diferentes execuções criativas e/ou diferentes formatos de veiculação.

Audiência - Número de pessoas que entram em contato com uma peça, campanha ou ação publicitária, seja com a mediação de um veículo de comunicação, seja ao vivo (em show, eventos, distribuição de brindes etc...).

Budget – Orçamento, seja de uma campanha publicitária, seja referente à verba que o anunciante tem para

Case - História marcante, geralmente sobre resultados de sucesso, relacionada a uma marca, uma campanha ou ação publicitária.

Circulação - Número de exemplares de uma publicação impressa distribuídos no mercado.

Clipping - Reunião de material editorial ou comercial veiculado na mídia, como jornais, revistas, sites ou programas de TV, sobre determinado assunto, pessoa ou empresa.

Jingle - Peça publicitária em forma de música. Pode ser usada no rádio ou servir de trilha para filmes publicitários.

Logotipo - Fonte, formato e cores usados na representação gráfica do nome da empresa.

Logomarca - Ícone associado à empresa, geralmente acompanhado de um logotipo.

Mala Direta - Propaganda enviada pelo correio para um grupo de consumidores.

Merchandising - Inserção de propaganda dentro de contexto editorial, em diversos meios de comunicação, a fim de minimizar seu teor comercial.

Penetração - Grau de sucesso na transmissão da mensagem de uma propaganda junto a seu público-alvo.

Posicionamento - Planejamento das características de um produto/serviço em relação a seus concorrentes e ao público-alvo, a fim de criar atributos objetivos e subjetivos capazes de gerar diferenciação junto à concorrência e identificação e atratividade junto ao consumidor.

Recall – Lembrança que o público tem depois de entrar em contato com alguma peça/campanha/ação publicitária. Usada como índice de eficácia.

Segmento - Conjunto de consumidores com perfil e características sócio-demográficas semelhantes. O reconhecimento desses grupos é usado, por exemplo, no posicionamento de produtos no mercado.

Slogan – Frase de caráter publicitário que resume um posicionamento, uma campanha publicitária, um produto ou uma marca.

Spot - Mensagem de curta duração, para rádio ou televisão

Target – Alvo. Diz respeito ao perfil de consumidor que a campanha/estratégia visa atingir.

Teaser - Mensagem curta, veiculada em diversos meios de comunicação, geralmente usada para provocar a atenção do público em relação a uma ação publicitária. Pode tanto criar suspense quanto antecipar informações sobre a estratégia.

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