terça-feira, 19 de outubro de 2010

Como a comunicação integrada pode ajudar no marketing dos clientes

O desenvolvimento de uma comunicação eficaz é uma equação composta de uma série de variáveis. É no que acredita a Casa da Criação Propaganda.

A comunicação está mudando e as empresas devem estar cada vez mais preparadas para essa evolução. Ações, estratégias, planejamentos, tudo isso deve ser muito bem pensado numa empresa de comunicação / marketing para que esta possa atender a crescente demanda do mercado. A necessidade da comunicação integrada está tornando uma prática entre os profissionais dessa área.

Para Noel De Simone, diretor da agência de publicidade Casa da Criação, a comunicação integrada de marketing surge da própria evolução do marketing, do surgimento de novas ferramentas de comunicação, da importância que as marcas passaram a ter e da consequente necessidade de gerenciá-las integrando todos os seus pontos de contato com seus vários targets. “O principal desafio é definir a essência da marca e, a partir desta essência, deste DNA, criar um conceito de comunicação único, uma promessa única, crível e legítima, que deverá estar presente em cada manifestação da marca, seja ela áudio visual, sensorial ou experimental”, explica Noel.

De acordo com o especialista, o desenvolvimento de uma comunicação eficaz é uma equação composta de uma série de variáveis que podem ser resumidas nas seguintes perguntas: 1) Com quem a marca precisa falar? | 2) O que a marca precisa dizer? | 3) Como ela deve dizer? | 4) Aonde ela precisa estar? | 5) Durante quanto tempo? | 6) Quais os recursos disponíveis? .

Se estas perguntas estiverem criteriosamente bem respondidas, definir as ferramentas de comunicação e integrá-las torna-se uma tarefa bem menos complexa.

Um dos pontos que também é primordial é a identificação do público-alvo, que, segundo Noel é a matéria prima do trabalho. “A informação é absolutamente imprescindível. Uma vez definido o público- alvo o ideal é que as pesquisas, sejam elas formais ou informais, nos ajudem a identificar as suas características comportamentais, psicográficas e demográficas, para que a estratégia de comunicação e a definição das ferramentas de comunicação a serem utilizadas possa ser a mais cirúrgica possível.

Após essa identificação “é preciso descobrir pontos em comum entre ele e a marca, para que se possa traçar a estratégia de comunicação mais eficaz, que seja capaz de integrar da melhor forma todas as oportunidades que tiver de fortalecer a relação entre a marca e seus públicos, conforme os objetivos de marketing e de comunicação previamente definidos”, diz Noel.

A utilização das novas tecnologias, a presença na Web, as diversas formas de relacionamento como as mídias sociais também podem ajudar na comunicação integrada. “Nos dias de hoje, é praticamente impossível, quase um erro, desenvolver um plano de comunicação integrado para uma marca sem prever a implementação de estratégias e ações que contemplem a utilização das mídias sociais”, conclui Noel.

Fonte: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=134954

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