terça-feira, 19 de outubro de 2010

ONGS e o Marketing Societal

O marketing tem sido alvo de críticas sociais, as quais afirmam que algumas de suas práticas não são "saudáveis" aos consumidores e a sociedade como um todo...


Por Valdirene Sátiro

O marketing tem sido alvo de críticas sociais, as quais afirmam que algumas de suas práticas não são ´saudáveis´ aos consumidores e a sociedade como um todo.

Afirmações deste tipo devem ser atenciosamente avaliadas, de certa forma parece não ser possível agradar alguém a apanhar determinado produto que não lhe seja necessário e por isso muitos se prendem na tarefa de tornar seus produtos mais adequados a diversos segmentos da sociedade. Desta forma, necessidades podem ser estimuladas através de inovações em produtos já existentes ou com a criação de novos produtos, com diferentes ações do marketing.


O terceiro setor se fortaleceu da falta dos demais setores em realizar ações voltadas ao bem estar social, sendo composto, por organizações sem fins lucrativos, com destaque na participação voluntária, num patamar não-governamental, dando seguimento às práticas tradicionais do altruísmo, da beneficência e em busca de direitos grupais, sobretudo à inclusão do conceito de cidadania e de suas múltiplas revelações na sociedade civil.


[...] a tarefa da organização é determinar as necessidades, os interesses e os desejos dos mercados-alvo, e oferecer as satisfações desejadas mais eficaz e eficientemente do que a concorrência, de uma maneira que preserve ou melhore o bem-estar do consumidor e da sociedade. [...] Phllip Kotler.


O Marketing Societal surgiu de ações voltadas ao cliente, e as empresas começaram a incorprar o conceito como aspectos de gestão de Responsabilidade Social.


Existem dois motivos para as empresas exercerem projetos sociais: o primeiro é a filantropia empresarial e o segundo estratégias de marketing com base nas ações sociais:


As ações de filantropia podem ser por doações em campanhas sociais, prêmios para pessoas carentes, doações de produtos fabricados pela própria empresa, doação de dinheiro para entidades beneficentes, e outros. Isto vem a ser marketing social, e as subdivisões são:

  • Marketing de filantropia;
  • Marketing de campanhas sociais;
  • Marketing de patrocínio de projetos sociais;
  • Marketing de Relacionamento com base em ações sociais;
  • Marketing de Promoção Social do Produto e da Marca.

Em todas estas ações e estratégias, podem-se utilizar diversos canais tradicionais e contemporâneos do Marketing, como é o caso das Redes Sociais, Novas Mídias e Marketing Digital.

Fonte: www.administradores.com.br/informe-se/artigos/ongs-e-o-marketing-societal/49087/

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